BAIXE AQUI NOSSO CATÁLOGO COM MAIS DE 1000 CUIDADORES


  Contato : (31) 98722-1843 (31) 3241-4229

Blog

leveza do afeto

O que significa “Leveza do Afeto”?

Esse nome surgiu da compreensão de que para o cuidado domiciliar que é o nosso foco, o afeto era fundamental, mas que não podia ser qualquer afeto, de qualquer forma.

Esse afeto precisava ser leve, discreto, na medida certa, algo a ser construído no dia a dia, tal qual, a relação de confiança, que é a base desse tipo de prestação de serviço!

Nosso nome também nos remete ao nosso desejo de resolver um problema para as famílias, e que a rotina de cuidados possa ser leve, que a confiança de deixar o seu familiar em boas mãos traga leveza e tranquilidade, dai veio a ideia de leveza do afeto!

Os cuidadores familiares ao assumir os cuidados dos pais, experimentam sofrem muito e sentem um peso enorme da inversão de papeis, que de filho você tem que se tornar responsável pelos seus pais.

Ou seja, nós queremos que com a entrada dos nossos cuidadores, a rotina de cuidado para os cuidadores familiares possa ser algo leve afetivo e diferenciado!

Aqui na Leveza do Afeto, nós entendemos que tornar-se um cuidador familiar promove mudanças intensas na vida das pessoas, mas acreditamos que o caminho pode ser de pedra ou de flores.

Você é quem define como quer encara a tarefa, e você não precisa estar sozinho nessa empreita. Você pode contar com a nossa ajuda para organizar a sua rotina, pode contar com a ajuda de um cuidador profissional para aliviar a sobrecarga da rotina de cuidados.

Você não está sozinho, e não precisa dar contar de tudo sozinho!

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
cuidador de idosos

Qual a melhor maneira para selecionar um cuidador?

Colocar uma pessoa estranha, que você não conhece muito a respeito dela, dentro do cerne da intimidade da sua família, em muitos casos, para ficar sozinha com seus pais dependentes dentro casa deles, causa arrepios em muita gente!

E é por isso, que é tão importante saber a procedência desse profissional. Uma coisa que pode facilitar a sua vida é procurar por uma empresa séria que possa fazer uma espécie de chancela desses profissionais, e que possa te dar referências sobre essa pessoa!

E para isso, você pode contar com a Leveza do Afeto!

Estamos no mercado desde 2008 formando profissionais qualificados e sensíveis às diferentes necessidades dos idosos.

Com leveza, afeto e profissionalismo realizamos planos de cuidados personalizados, em que analisamos cada história e necessidade para encaminhar o cuidador mais adequado ao perfil do idoso.

Com nosso trabalho, pretendemos ajudar a diminuir a sobrecarga dos familiares e garantir a qualidade de vida dos idosos.

A confiança e a segurança também são pilares essenciais para a Leveza do Afeto.

Então, com a nossa consulta terapêutica e elaboração de plano de cuidados, vamos discutir as suas necessidades, e definir:

1) Qual a melhor escala de trabalho
2) Qual é o perfil ideal desse cuidador
3) Discutiremos a remuneração
4) Atividades que cabem na rotina de cuidados.
5) Discutiremos sobre a contratação, vai ser plantões, vai ser CLT ou vai ser registro MEI.

Depois de discutirmos todos os aspectos descritos acima, nós vamos selecionar alguns cuidadores, e marcar uma entrevista.

Depois que você fizer uma escolha por algum deles, sugerimos checar as experiencias anteriores desse cuidador – peça o contato do antigo empregador, ligue e converse com essa pessoa.

Esse é um habito meio “old is cool”, mas que faz toda diferença! Você pode pedir que o cuidador apresente um atestado de bons antecedentes, que ele retira com facilidade no site da polícia civil, e deve também fazer um cadastro com todos os dados dessa pessoa, com informações básicas, tipo endereço, RG, CPF etc.

As redes sociais do cuidador (Facebook/Instagram) também dão pistas sobre quem é essa pessoa e sobre o caráter dela, entre lá e de uma espiadinha!

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
cuidador de idosos

Quais são os requisitos para ser um cuidador de idosos?

Antes de mais nada, o maior requisito para ser um cuidador de idosos é ter vocação e talento para o cuidado. Também recomendamos que você procure por um cuidador que tenha se preocupado em investir na sua formação e formalizado a sua atuação, afinal, fazer um curso e ter um certificado e trabalhar sob a chancela de uma empresa respeitada no mercado faz toda a diferença!

Também é importante checar se o cuidador teve treinamento prático para exercer a função!

Um bom cuidador também precisa ser respeitoso e atento as particularidades e a subjetividade do paciente. E acima de tudo, ele precisa ser ético, para não fazer da relação de cuidado, uma relação de poder e submissão, mas sim de cooperação e compaixão!

Ganhará muitos pontos na função, o cuidador que sabe se portar de forma respeitosa e digna dentro do contexto domiciliar em que ele está inserido, e que consegue se adaptar as necessidades especificas do idoso, e da sua família, resolvendo problemas e não criando outros, risos…

Afinal, o bom cuidador tem que ter a clareza que ele está ali para resolver um problema para família e não criar outros!

Para ser cuidador de idosos tem que ter admiração pela bagagem e experiencia de vida dos nossos velhinhos.

E, acima de tudo, o cuidador precisa gostar da prosa, das histórias antigas, admirar a sabedoria, tem que se emocionar com receita de bolo escrita à mão em caderno de receita, ou quando se depara com um paninho antigo de crochê bordado a mão!

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
cuidadores diferenciados

Por quê somos diferenciados?

Nossos cuidadores são diferenciados porque eles são formados por nós. Aqui na Leveza do Afeto, nós conhecemos o cuidador que iremos te indicar, garantindo segurança e confiança para a contratação.

Na nossa formação, os cuidadores recebem treinamento técnico e são sensibilizados sobre a importância da humanização do cuidado.

Estamos sempre atentos a postura desses cuidadores, até mesmo para poder avaliar se esse profissional realmente tem talento para ser cuidador, afinal, cuidar é um dom, mas que para ser bem utilizado, tem que estar aliado a conhecimentos teóricos e práticos.

Ou seja, não basta ter amor, tem que ter empatia, e não basta ter zelo, tem que ter técnica. Com essas dobradinhas, a nossa chance de sucesso aumenta consideravelmente!

Ademais, na formação da Leveza do Afeto, nós prezamos muito pela qualidade do vínculo que será estabelecido entre o profissional, o idoso e a sua família, e, estamos sempre observando e avaliando a postura dos nossos profissionais no ambiente domiciliar.

Estamos sempre em contato direto com as famílias que contratam os nossos cuidadores, e sempre em busca de feedbacks sobre a qualidade da prestação do serviço dos nossos cuidadores.

Além disso, todos os nossos cuidadores são submetidos a um rigoroso processo de avaliação técnica e comportamental, o que nos permite identificar suas habilidades e características, aumentando a probabilidade de sucesso na contratação.

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
atualização de cuidadores

O que é o Curso de Reciclagem?

Modéstia as favas (risos) somos muito conhecidos no mercado, pela nossa empregabilidade. Então, além de formar cuidadores do zero, nós oferecemos atualização e reciclagem para cuidadores que já são formados em outras instituições, para que vocês fiquem alinhados com os princípios profissionais da leveza do afeto, e possam ser encaminhados para trabalhar por nós!

A Leveza do Afeto acredita que a profissionalização gera empregabilidade, então se você deseja tornar-se um cuidador de idosos diferenciado, com mais chances no mercado de trabalho, venha fazer a nossa reciclagem.

Você fará parte do nosso banco de dados, podendo ser indicado para excelentes oportunidades profissionais!

Para fazer a nossa Reciclagem, você precisa comprovar que possui o curso cuidador, mediante apresentação do certificado, e que possui experiencia na área.

Feito isso, nós vamos checar as suas referências, e o seu atestado de bons antecedentes e vamos começar a fazer as indicações!

Nós GARANTIMOS A INDICAÇÃO, a contratação fica por conta da sua competência e profissionalismo! Após a aula de Reciclagem, colocamos o seu perfil no nosso site, o que dá ainda mais visibilidade para o seu trabalho!

Oferecemos Reciclagem todas as segundas-feiras, de 17 as 20 horas. Espero vocês!

Investimento: 200 reais. (Não aceitamos cartões)

Pedimos um prazo para fazer as indicações de 2 ou 3 semanas.

Documentação necessária: Xerox do certificado do seu curso de cuidador.

Endereço: Rua Maranhão 339, sala 402. Bairro Santa Efigênia.

Referência: Rua Maranhão esquina com avenida Brasil, próximo à Santa Casa. A estação do metrô Santa Efigênia fica há 2 quarteirões da nossa sala.

Telefone: 3241 4229 / 98722 1843

Leia mais
porque ter um cuidador

Por quê ter um Cuidador de Idosos?

Quem aí já ouviu falar em cuidador de idosos? Só pensamos neles, quando nos deparamos com alguma situação de aperto/apuros ou desamparo com algum familiar idoso.

Uma queda na rua, alimentos que são esquecidos no fogo, pequenos lapsos de memória, uma recuperação pós cirúrgica ou uma internação ocasional deixam qualquer familiar de cabelos em pé!

Então, o cuidador está aí para esses momentos, devolvendo o sossego e a tranquilidade para todos os envolvidos.

Um bom cuidador encarrega-se de toda rotina de higiene e cuidados básicos com a saúde, além de administrar os medicamentos nos horários estipulados, e, dependendo do caso, ele também pode se encarregar alimentação,  mas acima de tudo, ele faz companhia, e pode, por que não, até mesmo promover lazer e diversão! 

Para nós, da Leveza do Afeto, cuidar implica em ter um olhar de empatia, e conseguir enxergar o idoso para além da sua patologia.

E para isso, é fundamental, conhecer a história daquela pessoa, e ter interesse pelas suas particularidades.

Além disso, é preciso que o cuidador tenha capacidade de identificação com o paciente, até mesmo para conseguir compreender as suas necessidades especificas, e ser capaz de se adaptar a elas.

Outro fator que faz toda diferença é a capacidade de antecipação, que implica em prestar atenção ao paciente, se ele está apresentado episódios de lapsos e perda de memória, e observar se ele está tendo dificuldade para tomar banho, e nesses casos, o cuidador consegue  identificar quais são as principais dificuldades e consegue antecipar soluções, facilitando a rotina para o paciente.

Outro aspecto que precisa ser ressaltado é a questão da depressão em idosos. Muitas pessoas acreditam que a depressão é um fato normal e que faz parte da velhice.

Não podemos apenas generalizar, é achar que obrigatório que todo idoso seja deprimido. É preciso avaliar caso a caso e observar o que está acontecendo com o paciente, e um bom  cuidador pode mudar esse cenário, trazendo mais vida e alegria para aquele paciente, ao estimular que ele faça atividades prazerosos, permita que ele volte a ter contato social.

Ou seja, o cuidador não apenas cuida, ele promove saúde e bem-estar dos idosos, proporcionando assim um envelhecimento saudável e com menor comprometimento funcional.

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
tempo com seu familiar

Você aproveita o seu tempo com seu familiar?

Muitas famílias relatam que sentem culpa ao delegar a rotina de cuidados com os seus familiares doentes ou dependentes aos cuidadores.

Sempre explico, na consulta terapêutica e elaboração de plano de cuidados, que eles podem ficar tranquilos, porque todos os nossos cuidadores foram bem treinados para cuidar de idosos dependentes e comprometidos.

E que eles também foram instruídos quanto à importância do acolhimento ao idoso e da postura profissional no ambiente domiciliar.

É importante que as famílias entendam que os cuidadores estão aí para assumir a rotina de cuidados, tais como:

  • Banhos
  • Troca de fraldas
  • Alimentação
  • Administração de medicação

Para quem não tem treinamento para isso, pode ser uma tarefa extremamente árida e cansativa, e que pode até em alguns casos, causar grandes constrangimentos a todos os envolvidos.

Cabe o cuidador familiar apenas supervisionar essa rotina de cuidados e desfrutar do melhor do contato humano, e sempre que possível, tomar café e comer bolo! Risos…

Ou seja, cuidadores são essenciais, mais nada substitui o seu contato afetivo com o seu familiar.

Alguns cuidados, tais como uma boa conversa, o carinho e a companhia, só os familiares podem oferecer, mas quando a família pode contar com um profissional sensível e capacitado para assumir a rotina de cuidados, sobra muito mais tempo e energia para poder se dedicar a uma convivência feliz e tranquila com o idoso, garantindo um dia-a-dia livre de preocupações!

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais
consulta terapeutica

Já conhece a nossa consulta terapêutica e Plano de Cuidados?

Tornar-se um cuidador familiar promove mudanças intensas na vida das pessoas, e essas mudanças podem vir acompanhadas de muito sofrimento ou de muitas alegrias.

Tudo vai depender de como a tarefa é encarada, se ela traz um senso de propósito e realização ou se ela representa uma sobrecarga.

Foi pensando nisso que nós da Leveza do Afeto, construímos “o conceito e o formato” da nossa consulta terapêutica e elaboração de plano de cuidados, como um espaço para que essa experiência de cuidado possa ser dividida e compartilhada, para que seja possível criarmos estratégias específicas para lidar com a sobrecarga que a tarefa representa, buscando saídas criativas para deixar a rotina mais leve, permitindo que a conivência torne-se mais harmônica e feliz!

Nesse encontro avaliaremos as especificidades de cada paciente para pensarmos juntos nas diversas demandas de cuidado, desde a inserção dos cuidadores, em que avaliamos:

  • Qual será a melhor escala de trabalho;
  • Qual o perfil ideal do profissional;
  • As atividades que cabem ao cuidador;
  • A remuneração;
  • E o esquema de contratação, que pode ser via CLT ou registro MEI.

Avaliamos também se existe a necessidade de interface com outros profissionais da área da saúde, temos vários parceiros para te indicar!

Vamos conversar? 🙂

Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com

Leia mais