Muitas famílias relatam que sentem culpa ao delegar a rotina de cuidados com os seus familiares doentes ou dependentes aos cuidadores.
Sempre explico, na consulta terapêutica e elaboração de plano de cuidados, que eles podem ficar tranquilos, porque todos os nossos cuidadores foram bem treinados para cuidar de idosos dependentes e comprometidos.
E que eles também foram instruídos quanto à importância do acolhimento ao idoso e da postura profissional no ambiente domiciliar.
É importante que as famílias entendam que os cuidadores estão aí para assumir a rotina de cuidados, tais como:
- Banhos
- Troca de fraldas
- Alimentação
- Administração de medicação
Para quem não tem treinamento para isso, pode ser uma tarefa extremamente árida e cansativa, e que pode até em alguns casos, causar grandes constrangimentos a todos os envolvidos.
Cabe o cuidador familiar apenas supervisionar essa rotina de cuidados e desfrutar do melhor do contato humano, e sempre que possível, tomar café e comer bolo! Risos…
Ou seja, cuidadores são essenciais, mais nada substitui o seu contato afetivo com o seu familiar.
Alguns cuidados, tais como uma boa conversa, o carinho e a companhia, só os familiares podem oferecer, mas quando a família pode contar com um profissional sensível e capacitado para assumir a rotina de cuidados, sobra muito mais tempo e energia para poder se dedicar a uma convivência feliz e tranquila com o idoso, garantindo um dia-a-dia livre de preocupações!
Fernanda Correa
31 98722-1843
fe.marinho@hotmail.com